A coluna e seus problemas na adolescência
A coluna normal tem curvas naturais (fisiológicas) quando vista de lado, mas não há desvio lateral quando vista de frente ou por trás.
É formada por um “pilha” de 33 ossinhos sobrepostos com discos fibrosos interpostos. Suas curvas naturais, a Lordose Cervical, Cifose torácica, Lordose lombar e Cifose sacral, quando estão em harmonia, identificam uma coluna sadia e uma postura adequada. (cifose é curvado para a frente e lordose é curvado para trás).
Qualquer condição que cause anomalias destes planos, pode alterar o equilíbrio e a coordenação além de interferir na função de alguns órgãos internos.
Estes problemas geralmente são de origem postural e se iniciam durante a fase de crescimento. São eles: Escoliose, Dorso Curvo e Hiperlordose.
ESCOLIOSE
Escoliose, por definição, significa desvio lateral da coluna vertebral. As escolioses podem ser ocasionadas por diversos fatores e entre os mais comuns estão as falhas genéticas ou congênitas, má postura ou maus hábitos, traumatismos, problemas psicológicos, tumores e infecções. A mais comum é a idiopática (sem causa específica). Ocorre numa proporção de 9 meninas para um menino e se inicia durante a fase do crescimento.
O maior sucesso do tratamento, não está nos métodos em si, e sim na precocidade do diagnóstico e na prevenção do problema.
Lembre-se:
Prevenir é sempre mais eficaz do que remediar. As Escolioses podem ser únicas ou em “C”, duplas ou em “S” ou até triplas (três curvas).
DORSO CURVO
É o aumento da Cifose normal, geralmente chamado de corcunda. Pode ser ocasionado por má-postura, timidez ou por problemas relacionados com as linhas de crescimento das vértebras dorsais (doença de sheuermann).
O dorso curvo pode ser postural (de mais fácil tratamento) ou estrutural, quando muitas vezes há necessidade de coletes corretivos para garantir o crescimento vertebral o mais próximo possível do normal.
Como no caso das escolioses, deve ser detectado e tratado de forma precoce.
HIPERLORDOSE
É assim chamada quando a Lordose lombar torna-se muito acentuada (“Bumbum” empinado).
Pode ser causado por fatores genéticos, obesidade, fraqueza dos músculos abdominais ou maus hábitos posturais.
TRATAMENTO
O tratamento destas patologias em geral é feito através de CINESIOTERAPIA (exercícios posturais e corretivos), para a manutenção da força, flexibilidade, equilíbrio muscular e corporal. A RPG, o uso do colete de MILWAUKEE ou cirurgias nos casos mais graves podem ser utilizados.
É recomendada a prática de esportes específicos para cada caso como apoio ao tratamento e também para garantir manutenção da saúde e desenvolvimento corporal das crianças e adolescentes.
Voltar