O grupo Ortocenter – Instituto de Ortopedia e Fraturas Ltda foi fundado no dia 4 de novembro de 1983, baseado nos princípios: da ética profissional; da educação; do respeito pelo ser humano; da relação profissional transparente.
Desde sua composição original, os integrantes do grupo Ortocenter sempre se comprometeram a fortalecer os vínculos, pessoais e profissionais, em detrimento das diferenças e vaidades individuais.
Essa relação está permitindo que se trilhe caminhos de desenvolvimento mais ousados.
Com o aumento da demanda de clientes, fruto do reconhecimento da qualidade dos serviços prestados, a sede da Avenida Conselheiro Nébias tornava-se fator limitador do crescimento dos ideais do grupo. Começava, então, o “Projeto Medcenter”, um complexo empresarial direcionado aos profissionais da saúde, tão desafiador quanto seus 10 andares apoiados em 6.000 metros quadrados de área construída.
Foi com orgulho e coragem combinados com a perseverança no trabalho ininterrupto e dedicado, que o grupo festejou em 23 de outubro de 1992 a inauguração das instalações do Grupo Ortocenter no Centro Médico Medcenter.
Preocupado e inserido no novo contexto da globalização, onde a medicina jamais deixará de acompanhar a evolução dos novos conceitos de administração, O Grupo Ortocenter inicia em fevereiro de 1997 a sua caminhada rumo à Excelência Empresarial contratando uma consultoria especializada em Desenvolvimento Organizacional, com enfoque na Gestão da Qualidade.
O 1º projeto foi dedicado ao tema “Satisfação dos Clientes”, demonstrando assim o compromisso do grupo com a parte interessada mais importante.
Os anos de 1997 e 1998 foram extremamente ricos em novos desafios e experiências. Métodos e conceitos foram implantados, comportamentos e posturas foram questionados e melhorados, pessoas foram conscientizadas e treinadas, e uma grande monta de investimento foi realizada. Enfim, foram os anos básicos da preparação da evolução.
Chega o ano de 1999 e com ele o grande desafio de colocar à prova seus processos de gestão, com uma equipe de profissionais dedicados e com inesgotável energia, denominados de “facilitadores”, horas e horas de trabalho voltado ao pleno atendimento dos pré-requisitos internacionais tanto de processos como de registros de documentação, mais de 50.000 cópias reprográficas e dezenas de “manuais” e ïnstruções de trabalho”. Em junho, o BVQI – Bureau Veritas Qualtiy International, empresa líder no mercado nacional e internacional na área de certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, com sede em Londres, realiza rigoroza auditoria e concede a certificação ISO 9002, fato pioneiro em ortopedia e traumatologia no Brasil.
Não bastasse o ineditismo, também a abrangência do escopo da certificação, que contemplou todas as áreas da Clínica, vem comprovar nossa preocupação com o padrão de atendimento que prioriza a excelência em serviços, apoiada em nossos talentos humanos, experiência, ética e transparência profissional.
As atividades desenvolvidas diariamente na Clínica Ortocenter pelos funcionários, médicos e demais profissionais fazem parte de um sistema de qualidade. Todas seguem normas que servem para garantir a excelência dos serviços prestados.
As normas gerais de funcionamento se encontram no Manual de Garantia da Qualidade (MGQ), e as instruções específicas para atividades em particular encontram-se nas Instruções de Trabalho (IdT).
Todo o funcionamento da Clínica está integrado ao sistema da qualidade por serem importantes para a manutenção dos níveis de qualidade são anotadas em documentos chamados registros da qualidade.
O planejamento, a administração, o manejo das atividades da Clínica Ortocenter são orientados por suas diretrizes
empresariais, que explicitam sua VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA DA QUALIDADE e OBJETIVOS DA QUALIDADE, e que se encontram expostas nos vários ambientes da clínica.